top of page

Aurora Boreal em Tromsø - Noruega

Vamos falar sobre AURORA BOREAL!

Antes de tudo, quero deixar claro que quando fiz essa viagem eu estava morando na Holanda e recebendo em euros, então vou colocar os valores de tudo na moeda em que eu paguei.


Viajar para a Noruega para caçar a Aurora sempre foi um sonho que parecia ser muito distante, ainda mais morando no Brasil e recebendo em reais, mas eu estava disposta a guardar dinheiro pelo tempo que fosse para realiza-lo. Lembrem-se, eu sempre digo isso aqui: não há nada que não possamos conquistar. Sonhe, corra atrás e seu esforço será recompensado!

Quando realmente me mudei para a Holanda, foi a primeira coisa que eu fiz: pesquisar os voos e toda a viagem para o norte da Noruega… mais precisamente Tromsø. Eu decidi ir para lá porque acompanho um canal de uma brasileira que mora lá e sempre faz vídeos incríveis para o Youtube e Instagram, a Wilqui Dias. Ela foi a inspiração para toda a viagem, que eu fiz junto com uma amiga que também morava na Holanda na mesma época que eu.


Comecei a pesquisar os voos para as datas que se encaixavam com a temporada da Aurora Boreal que é entre setembro e abril, então decidi que iria em novembro, que talvez seria uma época boa. Lembrando que, para ver as Northern lights, precisamos de céu claro, sem nuvens e poluição de luzes da cidade e uma atividade solar significantemente alta. Então nada é garantia, você pode ir para o lugar e não ter a sorte de ver. Um risco. Mas que vale a pena correr.



Programei meu ano inteiro ao redor dessa viagem, juntei dinheiro e comecei a programação. Comprei as passagens em junho direto no site da KLM que tem voos regulares para a Noruega e paguei €200,00 ida e volta.

Depois das passagens, começamos a procurar Airbnb e conseguimos achar no centro da cidade um apartamento por €180,00 3 noites para 2 pessoas, então dividimos o valor e cada uma pagou €90,00 pela acomodação.

Mais ou menos em outubro fechamos um passeio para “caçar aurora” com uma empresa da cidade, que oferece o serviço de transporte para alguns lugares afastados que tem mais chances para encontrar a bendita, pagamos €80,00 cada uma. Esse passeio incluiu bebidas quentes, alguns snacks e também fizemos fogueira no meio do gelo, surreal.


Esse é o menor bar da Noruega!!

CHEGOU O DIA DA VIAGEM, coração a mil, peguei meu primeiro voo em Amsterdam em direção à Bergen, já na Noruega. Um voo muito tranquilo de 1h30 mas que me deu dor de cabeça depois! Eu tinha uma escala de 4h em Bergen e eu muito inocente e burra, achei que o aeroporto era pequeno, coitada… é gigante! Fiquei sentada por 4h no portão de embarque errado, achando que o certo era do lado, #sqn. Quando faltavam 30 minutos para o meu embarque, eu resolvi me levantar e ir para a fila, quando me dei conta que estava muito longe, comecei a correr desesperada, pedindo informações e também tive que passar pela segurança novamente, porque estava saindo de um voo internacional para um voo doméstico (só de lembrar me dá tremedeira). Cheguei na fila da segurança suando frio e pedindo pelo amor de Deus para as pessoas me deixarem passar porque eu iria perder meu voo, faltavam 15 minutos para fechar o portão de embarque e o avião decolar, graças a Deus, só tinham pessoas boas de coração naquele lugar que me ajudaram. Daí minha mala resolve ir para a verificação especial (morte lenta), eu já chorando pedindo pra moça me liberar, ela fez vista grossa e me deixou ir, corri como nunca e fui a ultima a entrar no avião, quase morrendo mas cheguei. Nem acredito, passei o voo todo com tremedeira, achando que era mentira.

Chegando em Tromsø, minha amiga já estava la, porque fomos em voos diferentes, ela fez escala em Oslo, decidimos pegar um ônibus até o centro da cidade, conseguimos trocar algum dinheiro no aeroporto, mas tomem cuidado, em Tromsø não tem casas de câmbio, então podem cobrar mais caro para trocar o seu dinheiro, como aconteceu comigo.

Lembrando que, essa época no Norte da Noruega, o nascer do sol é depois das 9h e o pôr do sol é as 14h30. Ou seja, tínhamos pouca luz solar.


Cada viagem do ônibus, independentemente de onde você vai descer, custa 50NOK ou seja, convertendo para reais R$25,00 e euro €4,50 mais ou menos. Caro. Mas eu descobri no ultimo dia da viagem que você pode comprar o ticket de 24h por 100NOK e pode usar quantas vezes quiser, melhor opção.



Chegamos no apartamento, foi super tranquilo, (tirando o frio que estava entre -9 e -15) e ainda recebemos mimos da nossa host, adorei.



Alguns dias antes da viagem estava nevando muito, ficamos super preocupadas… mas como que num milagre parou de nevar, chover… um final de semana inteiro de céu limpo.

Decidimos que iríamos explorar a cidade, já que tínhamos a metade do dia praticamente, então fomos andar pela cidade, antes de subir no topo da montanha, aonde tentaríamos ver a aurora.








Para chegar no cable car, precisamos de outro ônibus e também pagamos para subir na montanha, isso nos custou €23,00 cada uma. Lá em cima tem um restaurante que você pode passar um tempo se aquecendo também, já que é muito alto e as temperaturas junto com o frio ficam piores.



Encontramos com a Wilqui e a Valéria que estava passando uns dias por lá também. Quando aconteceu, como se fosse mágica, ela apareceu… linda, até dançou e eu nem acredito.



Ela apareceu e eu só consegui agradecer. Ficamos mais ou menos umas 3h contemplando e tentando não congelar, foi MARAVILHOSO, MÁGICO, SURPREENDENTE.


Voltamos para o apartamento e nos preparamos para o próximo dia, acordamos cedo e fomos ao mercado (um pouco caro) e turistamos um pouco pelo centro da cidade. Fomos cedo para casa para nos preparar psicológicamente para o nosso passeio com a agência Destination Tromso (pagamos €80), estava bem frio e também não sabia se iriamos ver a aurora novamente, fora que também não sabíamos se iríamos para outro lugar… Enfim, nos encontramos no horário e viajamos mais ou menos por 1h30 até chegar em outro fjord.


Esperamos, esperamos… esperamos mais um pouco até ela aparecer. Tímida, mas apareceu!











Naquela hora, não sentia mais meus dedos dos pés, isso porque eu estava com uma meia calça, uma meia SUPER grossa, bota de neve e um aquecedor de pés que comprei na Holanda. Adiantou de nada… mas minha bota também não era das melhores…



Durante o passeio, os guias contam histórias, fazem chocolate quente, chá e um churrasquinho. Além de tirar fotos de tudo! Mas eu comi algo que não me fez bem e acabei tendo um “acidente” dentro do ônibus… vomitei, eca!




No domingo, aproveitamos para descansar um pouco de manhã e fomos até a Artic Cathedral andando, um super vento para passar pela ponte que liga os 2 lados da cidade, mas conseguimos. Detalhe, nós andávamos quase caindo toda hora… ahahahah… o gelo escorrega demais!









Voltamos de ônibus, pois a caminhada seria longa, aproveitamos para nos esquentar um pouquinho até chegar no Aquário da cidade, que custou 142NOK, 71R$, 14€. Foi um passeio bem legal, que como tudo na cidade, vale a pena!!

Sim, esse é o Polaria. O aquário de Tromsø s2.






Nos despedimos da cidade na segunda feira bem cedo e fui para o aeroporto com aquela sensação de felicidade e ao mesmo tempo tristeza de ir embora… mas com a certeza de que um dia eu voltarei para lá. Foi mais que um sonho realizado, foi a certeza de que Deus cuida de mim e está comigo em todos os momentos da minha vida.


Se você gostou desse post, me deixa um comentário aqui ou no meu instagram… ficarei muito feliz em saber que ajudei de alguma forma .


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page